Mato Grosso, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024     
Novo Portal
Divulgada lista final dos alunos aprovados no Doutorado em Ecologia
Cooperação científica reafirma vocação em pesquisa na Unemat
Divulgada lista final dos alunos aprovados no Doutorado em Ecologia
11/10/2005 16:15:58
por Coordenadoria de Comunicação Social
Cooperação científica oferta Doutorado em Ecologia
Cooperação científica oferta Doutorado em Ecologia

A lista final dos alunos selecionados para doutorado pela Universidade Federal de São Carlos contempla 14 professores da Unemat. Desses, 6 candidatos compõem o quadro docente permanente da instituição e 8, interinos e substitutos. O programa é fruto da conquista de cooperação científica firmada entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), UFScar (instituição responsável pelo processo de seleção), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e FAI.

O coordenador desta cooperação na UFSCar, Professor Dr. José Eduardo dos Santos, encaminhou ontem (10.10) a lista oficial de 12 candidatos selecionados, aos quais somam-se 13 anteriormente aprovados; totalizando 25 alunos de pós graduação para realizarem o doutorado na Universidade Federal de São Carlos.

A proposta da cooperação foi inicialmente desenhada para atender e qualificar os docentes do quadro permanente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres. Posteriormente, por solicitação do Reitor da Unemat, Taisir Karim, foi estendida às outras instituições e aos professores interinos e substitutos da instituição.

O edital para complementação das vagas ao doutorado, publicado em junho deste ano, possibilitou a inscrição de mais 29 candidatos à seleção, cujos projetos foram analisadas pela comissão de pós-graduação e pelos professores orientadores da UFSCar.

A proposta contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), onde foi primeiramente apresentada e discutida. “A participação da Fapemat neste percurso foi essencial e marca avanços significativos em prol do desenvolvimento cientifico e tecnológico de Mato Grosso”, afirma a Dr. Carolina Joana da Silva, professora da Unemat.

O sucesso deste processo contou com o apoio do Presidente da Fapemat, Antônio Camacho e comissão de pós graduação da fundação, além da iniciativa de profissionais da Unemat: do Reitor da Unemat Taisir Karim, Pró reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Professor Laudemir Zart, e do Diretor do ICNT, Professor Antônio Malheiros.

“O Reitor da Unemat Professor Taisir Karim que desde o início acreditou, compreendeu e fortaleceu esta proposta e, principalmente, solicitou a oferta de vagas para os interinos e substitutos, quando foi possibilitado a ampliação de vagas”, pontua a professora Carolina Joana.

Os docentes da Unemat aprovados lecionam nos campi de Cáceres (7), Nova Xavantina (2), Alta Floresta (2), Sinop (1), Tangará da Serra (1) e Luciara (1). Outras instituições também tiveram profissionais selecionados: Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (2), Univag (2), Unic (3), 1 da Cefet - MT, 2 técnicos da Empaer e 1 da Sema.

A cooperação entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Unemat, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e FAI envolve 15 professores orientadores, sendo 3 deles credenciados para atender esta cooperação.

Os projetos aprovados atendem às linhas de pesquisa: gestão ambiental, educação ambiental, Etnobiologia, Ecologia de aves aquáticas, Ecologia de ecossistemas aquáticos, dinâmica de populações de peixes, reprodução de peixes, ecologia vegetal, germinação de sementes, citogenética e psicultura, Ecologia animal, além de manejo da fauna.

O curso será desenvolvido em Cáceres. Com início previsto para dezembro, quando será ofertada a primeira disciplina obrigatória, além de uma oficina de elaboração de projetos de pesquisa.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada